O que seria metafísica?

O que é Metafísica:

Metafísica é uma palavra com origem no grego e que significa “o que está para além da física”. É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas. O termo metafísica foi consagrado por Andrônico de Rodes a partir da ordenação dos livros aristotélicos referidos à ciência dos primeiros princípios e primeiras causas do ser. Para Aristóteles a metafísica é, simultaneamente, ontologia, filosofia e teologia, na medida em que se ocupa do ser supremo dentro da hierarquia dos seres. Neste sentido, foi recolhida pela filosofia tradicional até Kant, que se interrogou sobre a possibilidade da metafísica como ciência. A interpretação da metafísica como estudo do “sobrenatural” é de origem neoplatônica. A tradição escolástica identificou o objeto de estudo da metafísica com o da teologia, ainda que tenha distinguido as duas pelos métodos usados: para explicar Deus, a metafísica recorre à razão e a teologia à revelação. Na Idade Moderna, ocorre uma clara separação entre a concepção aristotélica e a neoplatônica: a metafísica como ontologia se converte em teoria das categorias, teoria do conhecimento e teoria da ciência (epistemologia); como ciência do transcendental, se converte em teoria da religião e das concepções do mundo. No século XVIII a metafísica era considerada equivalente a uma explicação racional da realidade e no século XIX à pura especulação perante o caráter positivo das ciências. A partir de Heidegger e Jaspers, os pensadores interessados na problemática do ser se esforçaram por elaborar uma noção de metafísica factível e atual. A obra “A Fundamentação da Metafísica dos Costumes”, da autoria de Kant (um importante nome no estudo da metafísica) aborda a problemática da moralidade humana.
Metafísica da saúde.

A metafísica da saúde

Consiste em um recurso de autoajuda, que determina que muitas das doenças vividas pelas pessoas resultam de determinados padrões de comportamento e pensamento. A metafísica da saúde não se trata de adivinhação, mas é fruto de estudos e pesquisas para designação das doenças causadas por desequilíbrios emocionais. Existe uma coleção de livros intitulada “Metafísica da Saúde”, da autoria de Valcapelli e Gasparetto.

Pintura metafísica

Movimento pictórico desenvolvido na Itália, entre 1916 e 1921, que significou sobretudo uma crise do futurismo, e iniciado fortuitamente por G. de Chirico, A. Savinio, Carrà e de Pisis, que se encontraram no hospital militar de Ferrara. Os princípios da sua poética, enunciada por Savinio, são a “espectralidade” e a ironia. Daí a representação de um mundo inquietante e absurdo, com objetos esquematizados situados em cenários insólitos, com construções de perspectiva exagerada e sem nenhuma relação com a realidade.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s